quarta-feira, 14 de junho de 2017

O Museu da Educação e o meu bisavô Lindolpho

Foto sítio MUNICÍPIO DE FAFE

Um por acaso lembrou-me ontem do meu bisavô Lindolpho, pai do meu avô da Bomba. Fui aos papéis. Lindolpho Von Doellinger, pedagogo, nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, na freguesia de Santo António dos Pobres - tanto quanto consigo perceber na certidão de nascimento do meu avô, assento n.º 71, que guardo com devoção e fita-cola. Dos Pobres, e eu nunca tinha ligado. A minha vida começa finalmente a fazer sentido...

O paragrafozinho acima contei-o aqui atrasado. Mas agora:

Fafe marcou o último 10 de Junho com a inauguração do Museu da Educação, em Silvares, que dá estupenda serventia ao recuperado edifício da centenária Escola Deolinda Leite. Ora acontece que o primeiro professor desta escola deverá ter sido exactamente o meu bisavô (situemo-nos nos anos de 1892 a 1894), sendo certo que - faz-me lembrar uma pessoa que conheço muito bem - não parou por lá muito tempo. Ano e meio, se tanto, e já o "Sr. Lindolpho Von Doellinger" manifestava a sua "vontade férrea" de mudar de ares para "abrir uma escola particular denominada Santa Virgínia, em Fafe, por insistência de muitos pedidos de vários seus amigos", segundo leio num documento do sítio do Museu da Emigração e das Comunidades.
Outro por acaso fez-me descobrir que, provavelmente entre os anos de 1907 e 1912, o meu bisavô Lindolpho - a quem puseram uma alcunha que, por maldosa, aqui não repito, embora não me envergonhe - foi director do semanário político fafense "A Verdade". Quer-se dizer: isto anda tudo ligado, velho camarada...

P.S. - Sobre o Museu da Educação de Fafe, em Silvares, mais informação aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário