sábado, 15 de abril de 2017

Paulo Eiró

Que importa?

Em noite de vigília, a Deus voltado,
Fervoroso ergui súplica secreta:
Nem ouro nem poder pedi - somente
Coroas de poeta.

Ai! Bem conheço que o laurel dos vates
É diadema espinhoso, ervada seta
A sentir que sua alma punge e rasga...
Que importa! Sou poeta.

Que importa que minha alma assim feneça,
Sem crença, sem amor, erma, quieta,
Suspensa entre o desânimo e a saudade,
Se viverei poeta?

Que me importa que assim vegete, obscuro,
Qual cresce entre a folhagem a violeta,
Na vida a solidão, na lousa o nada,
Se me chamo poeta?

Que importa que meu gênio desditoso
Crestasse as asas como a borboleta;
Me estenda a morte os braços murmurando:
"Descansa aqui, poeta"?

Que o sol de minha vida seja o ocaso,
E o peregrino a suspirada meta,
Se, outro Tasso, terei na campa louros,
Se hei de morrer poeta?


Paulo Eiró

(Paulo Eiró nasceu no dia 15 de Abril de 1836. Morreu em 1871.)

Sem comentários:

Enviar um comentário