terça-feira, 18 de abril de 2017

Monteiro Lobato 5

Emília estava na sala de Dona Benta, mexendo nos livros. Seu gosto era descobrir novidades - livros de figura. Mas como fosse muito pequenina, só alcançava os da prateleira debaixo. Para alcançar os da segunda, tinha de trepar numa cadeira. E os da terceira e quarta, esses ela via com os olhos e lambia com a testa. Por isso mesmo eram os que mais a interessavam. Sobretudo uns enormes.
Uma vez a pestinha fez o Visconde levar para lá uma escada - certa vez em que Dona Benta e os netos haviam saído de visita ao compadre Teodorico.
Foi um trabalho enorme levar para lá a escadinha. O coitado do Visconde suou, porque Emília, embora o ajudasse, ajudava-o cavorteiramente, fazendo que todo o peso ficasse do lado dele. Afinal a escada foi posta junto à estante, e Emília trepou.
- Segure bem firme, Visconde - disse ela ao chegar ao meio. - Se a escada escorregar e eu cair V. Exa. me paga.
- Não tenha nenhum receio, Senhora Marquesa. Estou aqui agarrado nos pés da bicha como uma verdadeira raiz de árvore. Suba sossegada.
Emília subiu. Alcançou os livrões e pôde ler o título. Era o Dom Quixote de la Mancha, em dois volumes enormíssimos e pesadíssimos. Por mais que ela fizesse não conseguiu nem movê-los do lugar.
- Visconde - disse a travessa criatura, limpando o suorzinho que lhe pingava da testa -, parece que estes livros criaram raiz. Sem enxada não vai. Temos de arrancá-los como se arranca árvore. Vá buscar uma enxada.

"Dom Quixote das Crianças", Monteiro Lobato

(Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de Abril de 1882. Morreu em 1948.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário