quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Fernando Sabino 4

Em matéria de automóveis
 
Em matéria de automóveis, seu raciocínio era o seguinte:
- Para que ter automóvel, se eu não sei dirigir?
E se alguém lhe sugeria que aprendesse:
- Para que aprender, se não tenho automóvel?
Um dia, porém, não se sabe como, escapou de seu sofismático raciocínio e apareceu dirigindo um automóvel. Aprendera a dirigir, só Deus sabe como:
- Fazer o carro andar eu faço. Mas não sei como funciona, nem como é lá dentro. Outro dia ameaçou enguiçar e então me perguntaram se não seria o carburador. Só então fiquei sabendo que meu carro dispõe de um carburador.
O que o encanta principalmente é o poder sugestivo de certos nomes: carburador, embreagem, chassi, radiador, cárter, diferencial.
- Fala-se também numa famosa mola de seguimento, que deve ser muito importante. Para mim não há alternativa: se enguiçar, desço e tomo um táxi. Imagine se eu tiver de ficar dentro do carro indagando: será o dínamo? a bateria, os acumuladores? falta de força no chassi? falta de óleo na bateria?
[...]

Fernando Sabino, em "Quadrante 2" 

(Fernando Sabino nasceu no dia 12 de Outubro de 1923. Morreu em 2004.)

Sem comentários:

Enviar um comentário