domingo, 11 de outubro de 2015

Os Sexy Rannas, a propósito de Jim Diamond

Morreu Jim Diamond, o escocês que cantou I Should Have Known Better. Confesso que vi a notícia e não percebi à primeira a razão de ser notícia, derivado particularmente à minha formidável ignorância. Isto é: eu não sabia quem era o morto, e o nome da cantiga, assim em estrangeiro, também não me dizia grande coisa, porque sofro de disfunção relacionada com títulos e letras de canções, sejam as canções e os títulos e as letras em que língua forem. Só conheço as melodias, e apenas de vista.
Mas quem procura sempre alcança, como dizia o sábio ginecologista polinésio. Procurei, portanto, e cheguei lá. Ao defundo, que continua a não me dizer nada, mas agora por razão de força maior, e à cantiga em questão. À melodia. E aqui, sim, veio-me à memória um extraordinário grupo de rapazes que fizeram época em Fafe na década de oitenta do século passado (eu sei, é duro dizer isto) e que, se não me engano, criaram no Café Chinês uma interessantíssima versão aportuguesada do tal sucesso de Diamond, versão essa injustamente ignorada pela Billboard. Seria, se bem me lembro, algo parecido com o que se segue, a respeito do meu primo Zé, que também era da corda: "O Bomba não bebe. Não bebe, não bebe, não bebe, não bebe pouco. O Bomba não bebe. Não bebe, não bebe, não bebe pelo nariz"...
Lembrei-me dessa malta toda e deu-me vontade de rir, ri-me como um perdido e soube-me bem: eles eram - não sei se vou dizer correctamente - os Sexy Rannas, assim autoproclamados, eram a geração e o bando do meu irmão mais novo, meninos para o preciso, gente do melhor que Fafe tinha, e, se andarem por aí, o que lhes estimo é o que lhes desejo, a todos em geral e a cada um em particular, mais às respectivas e excelentíssimas famílias, se é que chegaram lá.

7 comentários:

  1. Vou partilhar no «feicebuque» com alguns sexy, que já não devem estar grande coisa, eh! eh!

    ResponderEliminar
  2. Eu, Ranna me confesso. Um abraço, Hernâni e obrigado pelas simpáticas palavras manifestamente exageradas.

    ResponderEliminar
  3. Engraçado ... Qd soube da morte do JD lembrei-me logo do Bomba. 😀😀

    ResponderEliminar
  4. Quando vi essa notícia estava só … sentado no sofá e pensei logo … “ morreu o bomba não bebe” … Cantabamos balente … “ o bomba não bebe, não bebe não bebe não bebe pouco” … e a cantar malhábamos balente na malga fanicada … tínhamos .. uns 17 anos .. outros 18 anos e os “muçicos” de 16 … mas “eramos todos iguais” e amigos … amigos mesmo … Nane és o maior … em novembro no dia 30 … o da fundação do Clube de Amigos Sexy Rannas continuamos a encontrarmo-nos num jantar … recordando a nossa “jumentude” !!!!.... Não se esqueçam amigos!
    Abraços e beijinhos pra todos do “Carol”! Saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu é que és o maior, Naninho, até houve um papa que te copiou o nome. Grande abraço.

      Eliminar