sábado, 21 de março de 2015

A vaca que ri palitos é um boi, e dos tesos

O Queijo Limiano apareceu-me hoje em casa com um brinde: "A Vaca Que Ri Palitos". Uma brincadeira aparentemente para crianças, "palitos de pão crocantes para mergulhar no delicioso queijo A Vaca Que Ri", miminho anunciado como "ideal para lanches nutritivos e divertidos". Vem tudo explicado num cartão que acompanha a oferta e que é abrilhantado por dois extraordinários momentos culturais: uma espécie de poema que conta "De que é feita uma família" e um desenho de uma vaca que por acaso é um boi, derivado ao bigode.
Os mais tradicionalistas dir-me-ão que a vaca é portuguesa, e aí estaria imediatamente justificado o bigode. Mas a vaca, como podem conferir mais abaixo, tem os olhos em bico, é cinturão vermelho e usa hachimaki. A vaca é, portanto, um boi japonês. Para além do mais, sendo japonês, trata-se de um boi paradoxalmente abonado e manifestamente exibicionista - reparem no que ele segura (acaricia?) com a mão esquerda. Um indesmentível vergalho, em manifesta posição de ataque. E na mão direita um bernardo sobresselente, não vá dar-se o caso.


Não chego a perceber o que é que o Queijo Limiano (que, como o próprio nome indica, é fabricado em Vale de Cambra) pretende com uma campanha esgalhada desta maneira, embora não me custe admitir que foi apenas distracção, tipo alguém não viu bem a coisa. Seja com for, perante esta desafiadora imagem, tudo nesta promoção para as crianças e para a família ganha uma ambiguidade que me põe de pé atrás. "Para mergulhar no delicioso queijo"? "Lanches nutritivos e divertidos"? "Uma família é feita de tudo / o que são coisas boas, / a passar de mão em mão / de geração em geração"? Que diabo, havia mesmo necessidade?!...

3 comentários: