domingo, 9 de março de 2014

Quando me mandaram oferecer vinho ao Saddam

Isto foi para aí em 2002, portanto um ano antes da invasão do Iraque, e aconteceu quando chegou a Portugal a inesperada porém impactante notícia de que Saddam Hussein se perdia de amores pelo nosso Mateus Rosé. O meu jornal mandou-me logo escrever uma artigalhada sobre o momentoso assunto e comprar uma caixa do mais famoso vinho português para oferecer, "com um cartãozinho simpático", ao ditador de Bagdade. Perante a minha perplexidade telefónica a propósito da segunda parte do serviço, Lisboa explicou-me o jornalístico intuito da genial ideia, sufocando-me à nascença todos os mas: "Se o gajo nos responder depois a agradecer, é o máximo, dá uma capa fantástica. Mas se não disser nada... também dá uma coisa gira. Então vá..."
E eu fui. Comprei o vinho e escrevi o texto. Um texto pequeno que andava à volta disto: o Saddam gosta de Mateus Rosé. Era capaz de ter também alguma graça, já não me lembro, mas quando digo andar à volta é mesmo andar à volta, fazer chouriço, meter palha, usar e abusar da técnica de composição musical da variação (e fuga), porque a "notícia" não tinha mais nada para dizer, era oca por dentro. E foi manchete no dia seguinte.

(Permitam-me abrir aqui um parêntese pedagógico, para proteger os caros leitores da tentação de conclusões precipitadas e injustas acerca do meu jornal. Deixem-me esclarecer o seguinte: num certo sentido, o 24horas foi o precursor do jornalismo que hoje se faz em Portugal - um jornalismo de títulos, colorido e imaginativo, a que, para ser perfeito, só falta o pequeno pormenor da informação. Hoje os jornais portugueses são todos iguais ao 24horas. Uma diferença apenas os separa: o 24horas era, nos seus bons tempos, o melhor pior jornal do País; era um mau jornal muito bem feito. E ficava barato ao dono. Depois veio a rapaziada e tomou conta.)

Meti a caixa de vinho num armário da redacção. Eu já tinha aprendido que as geniais ideias vindas de Lisboa padeciam de tesão breve e alzheimer. Regra geral, no dia seguinte os nossos criativos e bem-intencionados chefes já não se lembravam das figuras tristes que nos tinham mandado fazer no dia anterior. E mandavam-nos fazer outras. Assim foi.
Em Dezembro de 2003 apanharam Saddam e eu pensei: "Agora é que era de lhe mandar o Rosé, para lhe animar o Natal na prisão". E deixei-me estar. O ex-presidente iraquiano foi executado três anos depois, como se viu no YouTube, e as garrafas lá continuaram no armário, até ao dia em que Lisboa veio ao Porto anunciar que o Porto ia fechar para salvar o jornal. Isto é, para salvar Lisboa. Começava o ano de 2009 e desfizeram-se de nós. Eu trouxe para casa duas garrafas do Mateus Rosé de Saddam Hussein.
O 24horas acabou por não se safar, mas "Lisboa" sim e é o que eu lhes estimo. As duas garrafas de Mateus Rosé ainda cá estão, a fazerem de pai e mãe de uma outra, de aguardente do Salazar, parece que engarrafada pelo próprio, como me garantiu, no acto da oferta, o sobrinho-neto do nosso estimado ditador. Estão bem umas para as outras, as garrafas. E os outros também.

(Texto escrito e publicado no dia 9 de Março de 2012. O jornal 24horas nasceu em 1998 e morreu oficialmente em 2010, um ano depois de os seus alegados responsáveis terem liquidado a sangue frio a Redacção do Porto. Podem limpar as mãos à parede. Mas tinha piada o pasquim, que até chegou a ser bem feito, e é a bíblia do jornalismo que hoje se faz em Portugal.)

12 comentários:

  1. FABULOSO !!!
    Hoje vou dormir a rir.
    Mas amanhã volto, podem ter a certeza!
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Amigo Gaspar de Jesus, pela visita e pelo comentário.

      Eliminar
  2. Esta é demais! :-)
    Grande abraço e obrigado
    Nestes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu, Nestes, pela visita e pela habitual simpatia no comentário. Grande abraço.

      Eliminar
  3. Nao terão ficado em qualquer armario desse teu jornal algumas lembranças para o Bin Laden ; o José Socrates ; o Pina Moura? Por isso temos que dar razao ao Sr. Godinho das sucatas, o azar dele é que as suas lembranças nao cabiam em armarios mas sim em garagens!
    Abraço Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Miguel, pela visita e pelo comentário. E por falares no Sr. Godinho das Sucatas, lembrei-me que tenho de ir ao peixe...

      Eliminar
  4. Na tua zona é de " boa rede "! Mas cuidado nao vas ter oferecer alguma garrafa de qualquer coisa para poderes acender o fogareiro! Se nao tiveres o que oferecer lembrei-me de : 1 garrafa do celebre Licor de Merda para enviar aos Paços ( será Paços ou Passos ??? ) do teu concelho!
    Abraço Miguel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei o que queres dizer, mas não digo! Faz de conta que fica cá entre nós. Abraço.

      Eliminar
  5. Caro Hernâni
    Lembro-me muito bem do nascimento do 24Horas. Foi pioneiro em tudo o que de mau se faz hoje no jornalismo, mas apesar de tudo, fazia-o com classe. Ah, já me esquecia, pagava muito acima da média e com isso atraiu alguns dos maiores jornalistas da nossa praça, como é o teu caso. Não, não digo isto por ser-mos amigos, digo-o por ser verdade.Pena tive eu, de não ter sido convidado...! É que, sempre que estivesse desmotivado pela merda do serviço que fazia, apenas teria de consultar o recibo do vencimento.
    Mas depois "veio a rapaziada". Eu, que já não tenho muito mais para perder, direi, - veio a canalha. Canalha cujo divertimento, era, sei-o bem, agendar aos "murcões do Porto" trabalhos que só lembrariam aos loucos, para depois se rirem,até lhe doer a barriga, durante a degustação de uma mariscada, ou, "durante um qualquer bacanal", (reunião de pessoas bacana). Temo que gentinha como essa possa estar a ocupar o posto de trabalho que falta a Gente com valor, porque se assim for, pior estará o doente. e neste caso o doente é o Jornalismo português.
    Grande abraço
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prometeste voltar e cumpriste. Obrigado, Amigo Gaspar, por mais esta visita e pelo comentário. Mas não sejas tão duro com os rapazes...

      Eliminar
  6. Eheheheheheh.
    Aguardo ansiosamente pelos próximos capítulos da hilariante saga vinteequatroriana!
    Aquele abraço,
    P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá voltaremos! Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Grande abraço.

      Eliminar