sábado, 23 de novembro de 2013

O fim do mundo em Guimarães

Foto Hernâni Von Doellinger

Houve um tempo em que Fafe era o fim do mundo. Tenho testemunhas. Gente que se metia no comboio em Ouagadougou ou em Anchorage, vamos um supor, às tantas desprecatava-se, passava pelas brasas e quando acordava desaguara em Fafe, porque o mundo acabava ali, numa parede à frente do nariz, rés-do-chão da Rua do Retiro. Era o fim da linha. Ou o princípio. Saía-se do comboio, subia-se a rampa até ao Zé da Menina, respirava-se fundo, olhava-se para o Largo e fazia-se vida. Se forem num instante a Fafe, ainda vão encontrar quem conte como fez.
Depois Fafe desistiu do comboio e queixou-se muito quando lho "tiraram".
Hoje o fim do mundo é em Guimarães. É lá que está o muro. Para além dali, nada. É um fim do mundo indoor, asmático e com luzinhas, uma boa merda à beira do nosso fim do mundo antigo, que era outra categoria - ao ar livre, com cheiro a alfádega e só saúde.
O mundo está, portanto, mais pequeno. Isto é científico. Mingou 14 quilómetros. Daria jeito para que nos aconchegássemos um bocadinho, trocássemos olás de boca, para que nos abraçássemos se fosse o caso, e no entanto apartamo-nos cada vez mais uns dos outros, de cabeças enfiadas em caixinhas de cores com teclas.
Ia-me esquecendo: a outra conclusão a tirar, e igualmente científica, é que Fafe já não é deste mundo.

4 comentários:

  1. E assim acabou a lenga lenda do Trofa a Fafe que me recordo de ouvir cantarem quando era pequeno! Ainda me lembro de estar o guarda da linha de Fafe, figura que esperava sempre ver nas minhas chegadas á minha terra para mais um fim de semana! Ao mesmo tempo tambem deixaram morrer o cheiro a vitela, de outro Mundo, do Zé da Menina! Era o fim da linha, do Mundo, mas era o inicio de chegada a um paraiso, lindo e ainda hoje unico! Olhando para este Mundo de hoje, prefiro ser mesmo do outro Mundo, do Mundo de FAFE.
    Abraço Miguel Doellinger

    ResponderEliminar
  2. Para min a três mundos diferentes vivo em Guimarães tenho orgulho em ser Vimaranense e Vitoriano convivo com pessoas de Fafe e represento um clube de Fafe trabalho em Felgueiras. Deixem-se de merdas vivam a vida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. todas as pessoas que escrevem deviam primeiro aprender a ler

      Eliminar