quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As castanhas são como o próprio nome indica

Foto Hernâni Von Doellinger

As castanhas. As castanhas têm pouco que se lhes diga. Chamam-se castanhas por causa da própria cor, acho eu, e estão a dois euros se forem 15 e a cinco euros se forem 40 - preços à saída do assador. As castanhas fazem-me gases e há cinco qualidades de castanhas: castanhas cruas, que sabem a infância e a dor de barriga, castanhas cozidas, que precisam de saber a funcho, castanhas piladas, que são uma pouca-vergonha, castanhas assadas, que são quentes e boas, e castanhas com bicho, que são uma merda. No Verão, as castanhas são tremoços.
As castanhas vêm dos ouriços, que antigamente tinham a mania de cair em cima das cabeças das pessoas. Os ouriços de Fafe eram os piores. Havia um castanheiro nas traseiras do tasco do senhor Augusto Paredes, encostado ao muro, mesmo em frente ao Palacete, e os ouriços caíam na rua como tordos. Mas esperavam por mim, matreiros e organizados, para me desabarem aos pares ou num indecente mènage à trois mesmo em cheio no cocuruto. E eu sem capacete. Era um cristo.
Para além dos filhos da puta dos ouriços e das castanhas que servem para a nossa alimentação, os castanheiros davam também uma tirinhas muito jeitosas para se fazerem grinaldas e óculos de brincar. Os castanheiros podem ter mais de mil anos, mas o do quintal do Paredes não. O quintal do Paredes era também o quintal do senhor Jerónimo Barbeiro e do senhor Lopes Agulheiro. O castanheiro do Paredes agora é um prédio de rés-do-chão e quatro andares. Mesmo em frente, centenário e ainda elegante e digno, agora é o Palacete que cai. Cai aos bocados, desgostoso com o abandono e a ignorância adjacente.
Derivado às castanhas existem também as castanhadas e as castanholas. As castanhadas quem as sabe explicar melhor é o Luisão do Benfica. E as castanholas fazem um papelão nas mãos de Lucero Tena.
Eu gosto muito de castanhas. E afinal as castanhas têm bastante que se lhes diga.

(Escrevi e publiquei este texto no dia 21 de Novembro de 2012. Repito-o hoje, porque estamos no tempo e para alimentar uma certa curiosidade fafense que de repente tropeçou neste pobre blogue. Se queriam mais "política", tomem lá castanhas. E façam-me um favor, que são dois: ouçam a Lucero Tena e não deixem morrer as nossas bandas.)

3 comentários:

  1. O facebook é um novo país que tem um grande sentido reprodutivo, Hernâni. Não é por acaso que existe a curiosidade fafense... Além disso, é sempre bom ler boa literatura.

    ResponderEliminar
  2. E é pena o Hernâni não gostar de «faces» porque nós queríamo-lo por lá :)

    ResponderEliminar
  3. Já agora, preços deste ano, ali em baixo na praia:
    12 = 2 euros
    20 = 3 euros
    36 = 5 euros.

    ResponderEliminar