quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cavaco Silva faz mea culpa

No seu tempo de primeiro-ministro - dez anos, entre 1985 e 1995 -, Aníbal Cavaco Silva desmantelou a nossa frota pesqueira, promoveu o abandono da nossa agricultura e escangalhou a nossa indústria - tudo arrasado a troco e mando dos milhões de milhões enviados pela então CEE para torrar em alcatrão e cimento. Agora que é Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva apela aos portugueses para que "ultrapassem estigmas" e voltem a olhar para os sectores de que "se afastaram" e "esqueceram nas últimas décadas": exactamente, "o mar, a agricultura e até a indústria". É preciso ter lata!

5 comentários:

  1. Caro blogger, vim parar ao seu blog por intermédio do site do Público, e não poderia estar mais de acordo com as suas Palavras! Cada vez mais acho que o Sr Silva(pois não me identifico nele como "meu" representante") deveria renunciar ao cargo, pois deverá estar com uma dessas doenças degenerativas, ao ponto de dizer tamanhas alarvidades! Quando foi ele o principal causador de tudo isto! Da minha parte esse senhor não perece o lugar em que está.

    ResponderEliminar
  2. Como alentejano, vi em primeira mão a destruição que a besta do sr. Silva deixou quando lhe passaram as rédeas do Portugal para as mãos.
    Quando era miúdo, antes da entrada de Portugal na CEE e antes de o furacão Cavaco ter assolado o país, lembro-me de, na primavera e no inicio do verão, ver searas de trigo e cevada até perder de vista. Hectares de oliveira e vinha com milhares de cabeças de gado a pastarem nas redondezas. As pessoas na minha zona faziam vida da agricultura: entre a colheita dos cereais, a vindima e a azeitona, chegava para se fazer uma vida digna e alimentar o país no processo. Ninguém era rico mas ninguém passava fome pois a terra providenciava sustento que chegue.
    Agora? É uma tristeza. Quintas abandonadas, hectares e hectares de terreno arável e fértil ao abandono. Uma barragem descomunal que serve apenas para entreter os turistas do norte da Europa. Tudo porque quando o sr. Silva teve no poder, instigou os agricultores para deixarem de produzir. Deu-lhe subsídios de mão beijada para que eles criassem uma ilusão de aristocracia só porque puderam comprar Mercedes, Land Rovers e casas no Algarve e Tróia. Tudo na condição de deixar as suas terras morrerem ao abandono. O sr. Silva não dormiu descansado enquanto Portugal não ficou completamente dependente das importações de comida para sobreviver, pois foi a forma de manter os seus donos de Bruxelas contentes.
    Agora está arrependido? Anda com azia por causa da fruta espanhola?
    Se tivesse um pingo de vergonha na cara tinha-se auto exilado para as Berlengas logo em 1985..

    ResponderEliminar
  3. http://www.youtube.com/watch?v=BMVosFMsLG0
    Grande abraço,
    P.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por essa altura, estava eu no Jornal "A CAPITAL" e acompanhei este "senhor" por todo o Norte deste país que ele desgraçou. Vi e ouvi Gente de grande valor a pedir, a implorar, até a chorar, para que este demónio parasse com a destruição. Mas não houve volta a dar-lhe. Como se um cão rafeiro fosse, Cavaco estava demasiado comprometido com os interesses de quem nele mandava, ficava enraivecido com quem o contrariava, chegava mesmo a ver-se-lhe espuma nos cantos da boca. Dizia ele: "NUNCA ME ENGANO E RARAMENTE TENHO DÚVIDAS". Infelizmente alguns dos que lhe apontavam os erros já cá não estão, para verem onde chega a desfaçatez deste homenzinho que parece sofrer de Alzaimer, a ponto de não se recordar do que fez quando teve as rédeas do poder nas mãos. Por certo também não se lembra da carta que escreveu à PIDE-DGS a oferecer os seus préstimos ao regime de Salazar quando era apenas um cidadão anónimo. Pena que a PIDE não o tivesse admitido ao seu serviço, pois caso o tivesse feito, teria fugido no 25 de Abril, tal como o fizeram os esbirros de Salazar, Poupando o país e os portugueses a tão incómoda presença.
      Gaspar de Jesus

      Eliminar