sábado, 13 de outubro de 2012

O que é que o patriarca tem contra as procissões?

José da Cruz Policarpo disse ontem, em Fátima, que a democracia na rua corrompe a "harmonia democrática". Fala bem o cardeal patriarca de Lisboa: o povo merece e tem direito a um lugar digno para exercer o poder, mas, enquanto não chega a São Bento, que mal é que tem a rua? Que mal é que têm as manifestações de fé numa vida melhor? Que mal é que tem a revolução?
Foi na rua que o revolucionário Jesus Cristo afrontou os poderosos e a "harmonia" do Seu tempo, em nome e para salvação dos pobres e oprimidos de todos os tempos. Foi na rua que Jesus fez o Sermão da Montanha, como o próprio nome indica, e nos deu as Bem-Aventuranças e nos ensinou o Pai-Nosso e o perdão. Foi na rua que o Senhor nos mandou sair à rua: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á. Pois, quem pede recebe; e quem procura encontra; e ao que bate abrir-se-á. Qual de vós, se o seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente? (Mateus, 7:7-10). Foi na rua que o Filho do Homem curou cegos, coxos, paralíticos e leprosos, confraternizou com "pecadores" e tocou os corações. Foi na rua que Lhe cantaram hossanas e O vilipendiaram até à morte. Na rua. O radical JC era um grande fã das actividades ao ar livre. E, a partir de cinco papos-secos e dois carapaus, até foi Ele o inventor do piquenicão. Truque de nada: dar de comer a quem tem fome.
Mas falou bem o cardeal patriarca de Lisboa. Em Fátima - onde preside à manifestação do 13 de Outubro. Ao menos ficou definitivamente assente de que lado é que ele está. Era portanto isto o que, neste momento, Sua Eminência tinha a dizer aos pobres de Cristo em Portugal: para casa, suas bestas!

3 comentários:

  1. Pois é Hernâni
    O Homem é Cardeal da Igreja de Cristo, mas, nunca duvidei, percebe pouco da "poda". Ou então anda a beber muito vinho de missa. Ele fez questão de estar de óculos escuros... (os benditos óculos que o afastam do mundo). Já todos percebemos que ele tem uma pedra no lugar do coração, e enquanto a vidinha dele for correndo, os outros que se lixem. Ele é mais do género "abençoai Senhor os pobres e humildes, porque deles será o Reino dos Céus". Felizmente que, no seio da igreja ainda há há Seres Humanos, caso contrário... estava-mos feitos.

    ResponderEliminar
  2. Sr. Hernani, gostei muito da sua "resposta".

    Utilizou os argumentos dados pela própria Igreja, coisa muito bem fundamentada.

    Bem haja.

    ResponderEliminar