sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Fafe dá a partida ao Portugal de Lés-a-Lés 2013

Foto ERNESTO BROCHADO
Estreia absoluta e em grande. Fafe será o ponto de concentração e partida da 15.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, o maior evento mototurístico da Europa, que vai animar o centro da cidade e montes circundantes. Um dia inteiro: 8 de Junho de 2013, com verificações técnicas e documentais, prólogo e... jantar. A aventura, envolvendo mais de mil mototuristas, rolará depois à descoberta do País até ao feriado de 10 de Junho.
As coisas correrão assim, de acordo com nota informativa do Gabinete de Imprensa do 15.º Portugal de Lés-a-Lés, aqui avançada em primeira mão:

"Afamada pela longa e intensa ligação ao universo motorizado, com destaque para as inesquecíveis jornadas do Rali de Portugal, Fafe será palco da grande partida da 15.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés, em 2013. Verdadeira sala de visitas do Minho que vai receber a enorme caravana de participantes no maior evento mototurístico da Europa, organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal. 
Em ano de várias novidades, a cidade minhota marca estreia como anfitriã do Portugal de Lés-a-Lés, com palanque de partida montado bem no coração de Fafe, na Praça 25 de Abril, espaço ajardinado diante da Arcada que servirá de cenário também para as verificações técnicas e documentais. Ponto de partida também para um prólogo curto mas bastante interessante, permitindo iniciar as indispensáveis verificações apenas à hora de almoço, de modo a que os aventureiros possam viajar para Fafe no próprio dia. E em que dia será? Pois bem, essa é a outra novidade divulgada pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, obrigada a reajuste de calendário devido à supressão do feriado do Corpo de Deus.
Assim, e por força da imposição governamental, o Lés-a-Lés deixará de ter o figurino que desde sempre enformou a sua realização, entre quinta-feira (feriado) e sábado, deixando o domingo livre para a viagem de regresso. Em 2013, o Portugal de Lés-a-Lés terá início a 8 de Junho, sábado, dia dedicado às verificações e à realização do prólogo, com a primeira etapa no dia 9 a contemplar a travessia do Douro Litoral e Beiras após a partida de Fafe. A segunda tirada, a 10 de Junho, aproveitando a segunda-feira, feriado dedicado ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesa, para efectuar a quente travessia do Alentejo rumo ao Algarve.
Ponto final de uma viagem que, ao longo de três dias, promete revelar mais segredos de um País repleto de motivos de interesse, em jornada de intensa animação, aventura e descoberta. A começar, claro está, pela região fafense, da famosa estátua da Justiça de Fafe à belíssima barragem de Queimadela, com passagem pelas montanhosas freguesias do concelho, onde os carvalhais e grandes rochedos que durante anos enquadraram as potentes máquinas do Rali de Portugal servirão de fundo às fotografias de mais de 1000 mototuristas. Prólogo curto mas intenso, já se sabe, oferecedor das primeiras histórias para partilhar ao jantar, na noite de sábado, ainda e sempre na cidade de Fafe."

Ernesto Brochado, do Lés-a-Lés, e Vítor Moreira, vereador da Câmara de Fafe

2 comentários:

  1. Fafe sempre em grande!
    Orgulhoso Fafense.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só é pena que a intelectualidade bloguista cá da terra ainda não tenha tomado conhecimento. Devem estar à espera das instruções.

      Eliminar