sábado, 21 de julho de 2012

As minhas férias

As minhas férias foram ontem. Peguei na mulher e ala para a Póvoa! Saíamos depois de almoço, mas para mim o almoço já conta como férias. Comemos dois bijus, um para cada, levantámos a mesa, varremos a sala, lavámos a louça, regámos os vasos, desligámos a água, a luz e o gás, fechámos a porta com três chaves e uma tranca, pedimos à vizinha que deitasse os olhos às janelas e lá fomos apanhar o metro. A viagem correu muito bem. Correu é uma forma de dizer, porque tem transbordo e muitas paragens, mas viagens de férias são mesmo assim. Para entreter, contámos com a inesperada companhia e animação do mediático Fernando Alves, o artista que está sempre onde a televisão estiver. Pensei primeiro: com quem é que joga o Varzim? Mas qual Varzim?, pensei depois. E afinal era por causa da tourada. Ia dar à noite na RTP1.
A Póvoa estava cheia, como costuma acontecer nesta época do ano, certamente por causa do tempo. Mas há cada vez mais andares e apartamentos para vender e quartos por alugar. A língua oficial da Póvoa de Varzim, entre os meses de Junho e Agosto, é o francês com caralhos no meio. Eu e a minha mulher foi como se estivéssemos no estrangeiro, embora com caralhos no meio, e ainda há um bocadinho tínhamos saído de casa. Por falar nisso, liguei à vizinha para saber se estava tudo bem. E estava. Mais logo vou pagar-lhe o roaming.
Aproveitámos as férias em cheio. Olhámos para o casino e para o Cego do Maio, fomos espreitar as montras com bolos, a praia, os banhos e as banhas. Fomos às piscinas, ao museu, à biblioteca e ao estádio, sempre pelo lado de fora, para não incomodar. Já que era dia de corrida, demos um salto às traseiras da praça de touros e vimos os cavalos. Reparei: os cavalos de toureio são tratados com todos os mimos e cuidados, como se fossem da família. Um dos animais até estava a levar uma injecção no pescoço.
Não percebo quem diz que não tem dinheiro para ir de férias. Eu e a minha mulher fomos e às 18h30 já estávamos outra vez em casa. Mais: resolvi fazer um prolongamento extraordinário das férias e demo-nos ao luxo de jantar. Dois bijus, um para cada.
As minhas férias ficaram-me por 10,65 euros. Ora portanto, 24 cêntimos dos dois pães do almoço, dez euros de dois andantes Z5 (cartões incluídos) para as viagens Matosinhos-Póvoa de Varzim e Póvoa de Varzim-Matosinhos, mais os 24 cêntimos dos papos-secos do jantar, uma extravagância, e 17 cêntimos da chamada para a vizinha. Total: 10,65 euros, com todas as taxas incluídas. Foi um bocado puxado, é verdade, e não dá para descontar no IRS, mas é uma questão de nos organizarmos durante o resto do ano. O que é preciso é saber fazer "uma boa aplicação dos recursos" que temos, como muito bem disse, em devido tempo, o senhor primeiro-ministro.
A minha mulher queria ir a uma agência de viagens, para ver se a coisa nos saía mais em conta. Como se nós fôssemos uns necessitados! Mandei-a dar uma volta e ela passou as férias todas sem me falar. Está agora a ver a tourada da Póvoa na televisão. Eu não, mas gostei muito das minhas férias, que até meteram celebridades e cavalos. Para o ano, se Deus quiser e o metro e o pão não encarecerem, lá estamos outra vez.

Tenho agora muito gosto em partilhar as fotos das minhas férias:

Foto Hernâni Von Doellinger - o almoço
Foto Hernâni Von Doellinger - o metro
Foto Hernâni Von Doellinger - a viagem

Foto Hernâni Von Doellinger - o Dr. Fernando Alves
Foto Hernâni Von Doellinger - a praia da Póvoa
Foto Hernâni Von Doellinger - a injecção

5 comentários:

  1. Boa tarde Hernâni, sugeria complementares as refeições com azeitonas e cebola, que não seja da Póvoa, são "bravas", e mesa Portuguesa sem vinho?

    Abraço

    Celso Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Celso, acabas de me dar mais um dia de férias, só pela tua lembrança. Obrigado. Dizes bem: umas azeitoninhas e cebolinha, como só há aí num sítio que nós sabemos, isso é que era. Se calhar, um destes dias...
      Beijinhos em casa e um forte abraço,
      h.

      Eliminar
  2. A foto do almoço com um copo de água???? Só se tiraste ao lugar da Ana!
    Abraço Miguel

    ResponderEliminar
  3. A poposta de férias do Celso é bem melhor do que a tua. Se calhar, um destes dias...
    Um abraço para ambos.
    Manel Almeida

    ResponderEliminar
  4. Eu diria mais, se calhar um dia destes...

    j.

    ResponderEliminar