domingo, 27 de maio de 2012

Matosinhos, os votos e os devotos

Foto Hernâni Von Doellinger

O Senhor do Padrão, em Matosinhos, é um monumento. Um monumento nacional ao desmazelo municipal. Um monumento à irresponsabilidade, à ignorância, à incultura, aos desrespeito, ao lixo, ao abandono, um convite descarado ao vandalismo. Obra da  autarquia e não só. A cretinagem não se fez rogada e destruiu a porta do belíssimo fontanário que encosta ao Porto de Leixões. Mostrei aqui o triste espectáculo que era no dia 13 de Março de 2012.

Foto Hernâni Von Doellinger

Mas a coisa não ficou assim. Aproveitando a noite de 24 para 25 de Março, alguém rebentou de vez o gradeamento que rodeia o conjunto monumental e roubou o aloquete que aparentemente também não servia para nada (cadeado que aparentemente também não servia para nada, se for lido em Lisboa). Denunciei.

Foto Hernâni Von Doellinger

Dois dias depois - e sinceramente não sei se o Tarrenego! ajudou -, a Câmara decidiu assumir responsabilidades e fazer alguma coisa. Foi competente e drástica: recolheu os destroços da porta do fontanário.

Foto Hernâni Von Doellinger

Fiquei à espera do restauro, do asseio, do interesse, da dignidade. Esperei sentado e de boné na cabeça, por causa do sol. Fiz bem. Passaram-se dois meses.
Ontem, finalmente, tudo estava mudado. Aleluia! Aleluia! Encontrei o Senhor do Padrão de cara lavada, ervas arrancadas, varrido, num brinco, e até tinha um aloquete novo (cadeado novo, se lido em Lisboa). Um aloquete made in China (cadeado made in China, se lido em Lisboa).

Foto Hernâni Von Doellinger

Melhor ainda: o problema da porta do fontanário foi resolvido de vez. Agora não há porta propriamente dita, mas os especialistas do património taparam o buraco com algo que pelo menos imita muito bem o cimento. De mestre!

Foto Hernâni Von Doellinger

Ah!, já me esquecia: hoje é dia da procissão do Senhor de Matosinhos, que, como manda a tradição, faz a sua visita anual ao Senhor do Padrão. Uma "grandiosa procissão", diz a autarquia, uma procissão habitualmente frequentada por milhares de votos. De devotos, queria eu dizer.

2 comentários:

  1. Lá está Hernâni, a Câmara demorou, mas "reparou o monumento"...!
    Pelo que posso aferir da tua excelente reportagem, este tipo de intervenção faz-me lembrar algo de que me recordo com saudade: os grotescos remendos que eu usava nas calças de cotim da época e de tinha imensa vergonha.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os de Matosinhos é que deviam ter vergonha, caro Amigo.
      Obrigado pela visita e pelo comentário.

      Eliminar