sábado, 24 de março de 2012

Os espreitas do Parque

não são um grupo excursionista. Nem um rancho folclórico. Os espreitas do Parque são um bando de tarados que se reúne no principal e mais abrangente miradouro do Parque da Cidade do Porto. É dali que esmiuçam a paisagem envolvente à procura de casalinhos no truca-truca. É ali que contam uns aos outros as mais recentes descobertas e que trocam experiências.
Os espreitas do Parque são uma espécie de tertúlia de alarves que às vezes acomoda também, em amena cavaqueira e descontraída camaradagem, funcionários do próprio Parque, funcionários da empresa de segurança do Parque e até agentes da Polícia Municipal.
Mas as forças da autoridade têm uma desculpa. O miradouro está ali mesmo a pedi-las. É praticamente um forte, uma posição alcantilada de vigilância e defesa. E as forças da autoridade sempre gostaram disto. Desde o tempo dos romanos.

(Publiquei este texto no dia 1 de Agosto de 2011 e voltei ao assunto, com palpitantes novidades, no dia 22 de Setembro de 2011. Funcionários, vigilantes e polícias já por lá não param, mas os badalhocos de algibeira sim.)

2 comentários:

  1. Hernâni, os chamados espreitas já vêm de longe!
    Na rua onde viveram os meus sogros havia um, tinha realmente um ar seboso e era desprezado pelos vizinhos, especialmente pelas mulheres.
    Conheci outro que trabalhava numa multinacional, era jovem, tinha uma família bonita, boa casa, bom carro, mas, confidenciava-me que, muitas vezes deixava de almoçar e ocupava esse tempinho na tal actividade conhecida por BILHAR DE BOLSO.
    São manias...
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar