quarta-feira, 14 de março de 2012

O cavalo de Pacheco Pereira

Pacheco Pereira tem a mania de me desinquietar, logo a mim que estou aqui no meu canto e não faço mal a uma mosca. Mas de vez em quando ele sai-se com cada uma que só pode ser acto de provocação. Ontem, em Coimbra, o professor universitário, comentador político, social-democrata e tudo lançou o alerta de que "a cama está posta" para o surgimento de um novo Sidónio Pais montado num cavalo branco, populista e demagógico, que ponha em causa a democracia.
E que mais disse Pacheco? Que o ambiente propício ao surgimento de alguém dessa natureza "existe por todo o lado, na Internet, nos jornais, nos grafites" nas paredes. Que democracia e demagogia "são completamente diferentes, mas muito parecidas", pois "ambas têm uma forte presença daquilo a que podemos chamar opinião popular", com a segunda a recorrer muito aos meios que a Internet propicia. E que "essa possibilidade demagógica e populista virá pela televisão, por alguém que será simpático para um número significativo de pessoas e que fale a linguagem antipolítica".
Ora bem: Pacheco Pereira é uma das estrelas maiores da Internet indígena, é colaborador regular da imprensa escrita, tem um programa de televisão e participa noutro, é demagogo quanto baste e às vezes "antipolítico", há quem o ache simpático, tirou o curso do grafito no PCP (m-l)... quer-se dizer, o homem só podia estar a falar de si próprio. Estava a avisar-nos para o perigo que pensa que é. É ele o Sidónio. É ele o do cavalo - do cavalo de Tróia em que já anda metido há que tempos. Mas isto não é doentio?

4 comentários:

  1. Essa história do Sidónio não me agrada, mas a ideia do cavalo branco (mas que pode ser de outra cor qualquer) entusiasma-me. E por duas razões: l.ª - apesar da seca, o feno é mais barato do que a gasolina, e 14 cavalos (é o número dos ministros actualmente, não é?) gastam muito menos do que um só Audi, que tem cerca de 150 cavalos, o que é muita palha.
    2.ª razão (e a mais entusiasmante) - seria divertidíssimo ver os ministros a caírem dos cavalos...
    Quanto ao PP, p.q.p...

    M. Flórido

    ResponderEliminar
  2. O curso de grafitis foi tirado na OCMLP...

    ResponderEliminar