sexta-feira, 16 de março de 2012

Há um coelho no Parque

Foto Hernâni Von Doellinger

Este é um documento histórico. Os coelhos estão de volta ao Parque da Cidade do Porto. Pelo menos um, e vou chamar-lhe Sebastião. D. Sebastião. Admito que o registo fotográfico até pode ser fatela e profissionalmente criticável, mas é preciso que se note que foi conseguido com risco da própria vida. Da minha, que me faz uma certa diferença e estou aqui que ainda tremo. Por outro lado, espero que seja devidamente valorizada a reserva deontológica com que apresento à ciência e ao mundo este inestimável instantâneo: D. Sebastião está de costas, não lhe mostro a cara; da maneira que as coisas andam, com a razia que por lá vai, expô-lo era assinar-lhe a certidão de óbito.
Não sei se Rui Rio leu a minha carta aberta ou se a Gulbenkian despachou o meu pedido. Não sei se o Sebastião é o último sobrevivente do coelhocídio perpetrado no Parque ou se é o primeiro de um repovoamento que se impunha. Fundamental é arranjar-lhe o mais rapidamente possível uma coelha. Como é do conhecimento geral, os coelhos são lixados para o truca-truca, levam tudo à frente. E, à falta de uma fêmea da mesma espécie, temo que o nosso Desejado, em dia de acrisolado tesão, acabe por acoplar-se, por exemplo, a uma cisna, que as há no Parque oferecidas e mais que as mães, e sabe-se lá que bicho sai dali depois.
A minha demanda está por ora terminada. Não procuro prémios (de todo merecidos, aliás), basta-me o consolo do dever cumprido. E agradeço que me chamem para a próxima arrozada.

6 comentários:

  1. E nao é que o nosso Nane tambem é reporter fotografico? Com uma máquina de fotografar ás costa e o seu bloco de apontamentos na mao que se preparem os que andam por ai a dizer que fazem e acontecem! Ele nao ira perdoar.
    Abraço Miguel

    ResponderEliminar
  2. Viva, Hernâni
    A Fina ontem, ao fazer uma caminhada ao inicio da manhã, viu uns 6 coelhos no parque da Cidade.
    As Cisnas já podem ficar descansadas. Ou não.
    Abraço
    Nestes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trazes-me excelentíssimas notícias, caro Nestes. O coelhame está salvo! Deve haver quem já adiante o estrugido.
      Muito obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço,
      h.

      Eliminar
  3. Caro Hernâni,
    que bom que os animais voltaram... e com estes dois textos, o Hernâni terá por certo, não só o perdão de Deus! mas também, se é que estamos a escrever sobre o mesmo Deus, o seu aplauso como comentário ao texto do mordomo! Bem haja!

    ResponderEliminar