quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vertebrados e invertebrados

O vertebrado mais pequeno de sempre é uma pequena rã que não alcança os oito milímetros de comprimento e vive nas folhas caídas no chão da floresta na Nova Guiné. A novidade é dada hoje em Portugal pelo jornal Público, citando a revista Public Library of Science One. A rã, chamada Paedophryne amauensis, é mostrada em cima de uma moeda.
Já o maior invertebrado de sempre é uma espécie de político português que vive aos caídos de moedas na selva nacional. Tem o nome científico de Destesthiculadum amanuensis, mas é também conhecido como sabujo, sim-senhor, chega-me-isso, moina, lambe-botas, troca-tintas ou voz do dono. Animal ginasticado, esta espécie de político português, que pode ser encontrada também nos jornais e outras empresas, caracteriza-se por saltar facilmente de tacho em tacho, sempre para o maior.

2 comentários:

  1. É bem provável que os primeiros estejam em vias de extinção. Quanto aos segundos, infelizmente, não. Acho até que cada vez há mais.
    (Continuo a passar por cá religiosamente, mas já não dava sinais de vida há muito. E continuo a rir-me deliciosamente no final da maior parte dos textos. Obrigado por isso).
    Abraço,
    P.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, P., pela visita, pelo comentário e pela militância. Grande abraço.

    ResponderEliminar