sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Sporting? Não acredito!

Há quem diga que as claques de futebol têm um lado bom. Eu nunca o vi. Mas a verdade é esta: as claques chegaram e eu deixei de ir aos estádios como espectador. O que conheço é o lado mau - imbecil, arruaceiro e perigoso -, que passa a péssimo se for reconhecido e premiado pelos clubes. O Sporting resolveu exaltar o lado mais violento das suas claques, distinguindo-as com um corredor da fama repleto de imagens agressivas e intimidatórias. As imagem, conta o jornal Público, que as viu, foram estrategicamente colocadas, esta época, no acesso aos balneários da equipa visitante, no Estádio de Alvalade.
O caminho que os jogadores visitantes têm de percorrer para se equiparem e depois para irem e virem do relvado tem as paredes forradas com fotografias gigantes de adeptos das claques em poses hostis, desafiando os seguranças. Outros de cara tapada e com tochas na mão. Outro numa pose que sugere uma saudação fascista. Outro ainda com um tatuagem com a cruz de ferro, um símbolo que, não sendo exclusivo do nazismo, está muito associado a movimentos da extrema-direita.
O Sporting! O clube diferente. O clube dos viscondes e outros aristocratas. O clube dos doutores e engenheiros. O clube de um ex-polícia.

9 comentários:

  1. Este sim sim sera um túnel famoso!
    Abraço Miguel

    ResponderEliminar
  2. O mais impressionante é que as mesma pessoa que comentou com inocência o facto de um clube rival ter colocado os seus adeptos num espaço reservado (de acordo com o melhor que é feito na Europa), agora acham este facto normal e quando pedem para comentar estas alterações até dizem que, passo a citar Paulo Pereira Cristóvão, “Aqui mandamos nós... somos o Sporting”.
    Que raio de clube...

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, caro Miguel, pela visita e pelo comentário.
    Obrigado,caro(a) Az, pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  4. o sporting, não acredito?
    o clube que não apareceu em nenhuma gravação a escolher ou viciar a escolha de árbitros?
    o clube que ainda não matou nenhum rival com um verylight?
    o clube que não encomendou uma entrevista dum dos seus símbolos para vir acusar o rival de ser racista (quando estava na berlinda a atitude dum dos seus atletas)?
    o clube que não põe seguranças-fantoche a provocar rivais nos túneis?


    é mesmo o sporting que tem isto no balneário DESDE AGOSTO? que horror

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, caro Anónimo, pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  6. Desde de Agosto que as fotos lá estão e só agora chateou um jornalista do Publico!!! pelos vistos os que por lá passarm até agora não fizeram queixa dos "detestáveis e fascistas Adeptos do Sporting", vou tentar adivinhar uma coisa...se o Porto perder vou assistir á primeira queixa por parte do "papa" se o Porto ganhar o "papa" vai ridiculizar as fotos e a vida continua...como uma das fotos diz: BEM VINDOS!!!

    ResponderEliminar
  7. Que as ditas claques mataram o Futebol, eu sempre soube!
    Já vivi muito Futebol! Já vi de tudo! Nesse mundo, nada, ou quase nada, me surpreende.
    Aviso desde já que sou anti-vermelho.
    Mas, pelo "Clube da Lagartagem", (desculpa Maria Ruef)nutri sempre alguma simpatia.
    Que os energúmenos, vestidos de verde, de vermelho, ou de azul, tenham comportamentos reprováveis, pouco próprios de seres humanos, isso será assunto para os Políticos e para a Polícia.
    Agora, que o Sporting valorize esses mesmos actos, fotografando-os e decorando com essas fotos o túnel de acesso dos adversários às cabinas, para assustar os adversários, ou seja lá para o que for, parece-me uma atitude demasiado SELVAGEM.
    Volta guarda Abel, que estás perdoado.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  8. Obrigado, caro João Barros, pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  9. Obrigado, caro Gaspar de Jesus, pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar