quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Somos todos náufragos

Eu não sei como nem quando isto vai mudar. Nem sei se algum dia vai mudar. Não sei de quem é a culpa e se há culpa de alguém. O que sei é: um barco com seis pescadores a bordo "não reporta a sua posição" desde a passada terça-feira. As autoridades foram alertadas apenas às 10h20 de ontem, quinta-feira. A última vez que falou, o barco estava a 15 km da Figueira da Foz. Não estava no fim do mundo! Ou estava?

7 comentários:

  1. Hernâni
    Não sei, não sabemos por enquanto o que realmente aconteceu. Aparecem as redes, mas o barco não.
    Não consta que tenha havido tempestade ao largo da Figueira da Foz. Mas se o pior tiver acontecido, mais uma vez a martirizada Vila Piscatória das Caxinas chorará os seus filhos, enquanto os presumíveis "culpados" sacudirão a água do capote.
    É assim! Será sempre assim, porque os pescadores precisam de alimentar a família e os responsáveis por este país gostam de ter robalo à mesa.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  2. Não consigo perceber, Gaspar, como é que só ao fim de dois dias de silêncio rádio é que o barco é dado como desaparecido e começam as buscas. Felizmente foram todos encontrados vivos, segundo as últimas notícias.

    ResponderEliminar
  3. É tudo esquisito. Não comunicam que estavam em dificuldades via rádio, não atiram sinais para o ar...Como é que o barco foi ao fundo?
    Cheira-me a marosca para sacar algum às seguradoras. Se assim foi, então está bem, ao que um gajo paga às seguradoras...

    ResponderEliminar
  4. Há coisa de duas horas, ainda não se sabia que os homens tinham sido encontrados, um velho pescador dizia-me aqui em Matosinhos que também achava isto tudo um bocado "estranho". Sem falar em seguros, dizia-me então: "Como é que não aparece nada? Uma bóia, um remo. Alguma coisa havia de aparecer"...
    Não sei.
    Obrigado, caro Anónimo, pela visita e pelo comentário. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  5. Que me perdoe o anónimo comentador, mas a mim não me cheira a marosca ou coisas assim.
    Primeiro, porque com o mar não se brinca, depois, porque os pescadores são gente de trabalho, não vivem de esquemas.
    O mais provável (os náufragos confirmarão, ou não)é a embarcação ter sido abalroada por um qualquer navio, ou transatlântico, que durante a noite, navegam muitas vezes em piloto automático, e que na maioria dos casos, nem se apercebem que mandaram para o fundo uma qualquer "casca de nós".
    Isto ouvi eu, da boca de um de dois sobreviventes das Caxinas, à bastante tempo atrás.
    Sim, nesse naufrágio salvaram-se dois pescadores agarrados a bidons que por acaso vieram com eles borda fora. Os restantes dormiam no momento do impacto e mergulharam com o barco para sempre.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  6. Foi um prazer ler seu blog. Textos limpos e diretos. Mesmo os curtos primam por uma concisão que embora eu não entenda tudo por não ser nem estar no país, me agrada o modo como é exposto.
    Um 2012 com muita saúde, que o resto a gente busca.

    ResponderEliminar
  7. Pois seja muito bem-vindo a esta sua casa, caro Bandoleiro do Pensamento. Muito obrigado pela sua visita e pelo simpático comentário. Faça o favor de ter também um excelentíssimo 2012. E volte sempre!

    ResponderEliminar