sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Quando a "puta" tocava

Foto VICTOR FOTÓGRAFO

A "puta" tocava e Fafe desatava a correr em direcção aos Bombeiros. Os homens largavam tudo: trabalho, mesa, cama, mulher e até os socos pelo caminho. Havia os que iam de bicicleta e os que apanhavam boleia de motorizada. Carros paravam para levar desgraçados vindos das lonjuras da Cumieira ou dos campos do Sabugal e já com os bofes de fora. Depois, havia o Casimiro das Caixas, que começava o dia a fazer as palavras cruzadas no jornal do Café Chinês e chegava na sua velha furgoneta.
Mas quando ela tocava era para todos. Tocava também para os curiosos, para os que iam apenas ver, saber onde era o fogo. E faziam-se úteis. Apanhavam e arrumavam as bicicletas e as motorizadas que os bombeiros largavam em pleno andamento ao chegarem ao quartel e um deles ainda tinha que ir estacionar em condições a carrinha do Casimirinho, deixada sempre à frente dos portões a estorvar a saída dos carros de incêndio.
Ela tocava e eu, miúdo, lá estava. Olhava para aqueles homens, esbaforidos, trementes, brancos como a cal, a entrarem na "primeira viatura" apenas meio vestidos, a enrodilharem-se nas calças que não enfiavam ou nas galochas que levavam ainda nas mãos, cheios de urgência para enfrentarem as chamas, e via heróis. Exactamente: heróis! Os meios eram escassos, a formação era elementar, Fafe era uma terra pequena, mas aqueles homens tinham um coração bombeiro do tamanho do mundo.
Tão grande era o coração, grande de mais para um homem só, que depois tinha que ser repartido. Ser bombeiro era coisa sanguínea, "doença" de família. Irmãos, pais e filhos, netos, tios e sobrinhos, primos, todos sofriam do mesmo bem. Creio que hoje ainda é um bocado assim.
Naquele tempo, eram os do Santo, os do António Quim (sim, o do cinema...), os Moleiros, os Costas do Assento, os Feira Velha, os Funileiros, os Quintos. Eram também o Agostinho Cachada, o Augusto Susana, o Frescaragem, que tinha lábia de leiloeiro, o Nogueira da Ponte do Ranha, que "fardava muito bem", o Zé dos Alhos, o Zé Sacristão (avô do actual comandante, cá está!), o Nelo Chapeleiro, o Chaparrinho, o Ferreira "Puta Velha", o Armando "Salazar", que era o Viagra em pessoa, o enorme Sr. Humbertino, que trabalhava para os Summavielles e já só se apresentava no dia da Festa dos Bombeiros, tal como o Joãozinho motorista, que conhecia como ninguém as manhas do Opel descapotável e apanhava todos os anos uma carraspana de tal ordem que era preciso levá-lo a casa.

Naquele tempo, ser bombeiro dava muita sede e a água era toda para apagar incêndios. De modo que, conscienciosos, os voluntários fafenses, regra geral, decilitravam no verde tinto com apreciável pertinácia. O meu avô da Bomba, que era quarteleiro e videirinho, até montou um pequeno tasco que foi um sucesso. O meu vizinho Agostinho Cachada era um dos principais clientes, mas tinha um porém: pelava-se por bagaço e quando ia para casa nunca mais lá chegava, porque, mesmo depois de o meu avô fechar o tasco, o bom do Sr. Agostinho voltava sempre para trás para beber mais um. Era certinho. Uma noite, para lhe evitar a canseira e apressar o sono, o meu avô foi atrás dele até ao Paredes, já a meio caminho, com a garrafa da aguardente escondida debaixo do capote...

Quando a sirene tocava, também as mulheres de Fafe se sobressaltavam. Era a "puta" que lhes tirava os maridos de casa, da cama. E eles iam para os braços da "outra". Os Bombeiros eram uma tremenda paixão, a "amante" perigosa que levava tudo o que queria. E elas tinham medo que, um dia, os seus homens não voltassem. Tolices de mulheres. Os heróis não voltam sempre?

8 comentários:

  1. Que memória, Hernâni!
    Os fafenses gostariam de ler isto.
    Grande abraço
    Nestes

    ResponderEliminar
  2. Abraço, grande Nestes.
    Isso é que é madrugar! Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Alem dos Fafenses gostarem de ler, os que presenciaram esta historia no berço familiar, como o meu caso, ficam de facto lisonjeados por serem recordados desta forma os nossos HERÓIS.Obrigado Nane, adorei mais uma vez a tua historia.
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Bem, eu não sou de FAFE. Confesso até, que foi uma das cidades por onde deambulei sem me fixar. Mas graças a ti Hernâni e aos teus BELÍSSIMOS TEXTOS, quase me apetece dizer que sou de FAFE...!
    Abraço
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  5. Obrigado, Miguel, pelo tua visita e pelo teu comentário.
    É verdade, tu sabes do que eu falo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Caro Gaspar, mas é claro que tu és de Fafe. Somos todos fafenses! Tenho uma pena muito grande: és o meu único Amigo (e eu nunca uso as maiúsculas de graça) que eu nunca "levei" a Fafe.
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Era fixe relatares aqui uma, ou umas, histórias do meu avô Zé de Castro.
    Abraço do Abel Castro (Irmão do Naninho)

    ResponderEliminar
  8. Viva, Abel! Obrigado pela visita e pelo comentário. Tenho intenção de o fazer, até porque o teu avô é uma das minhas referências em Fafe, mas, antes disso, preciso de ter aí uma ou duas conversas para acertar a memória. Já aflorei um episódio (nada abonatório, enfim...) no texto CAROLINO, SEMPRE!
    Se puderes e quiseres ajudar-me, recordando-me aqueles ditos dele ou histórias que aches mais curiosas, por favor uso a meu endereço de e-mail:
    hernani.doellinger@hotmail.com
    Gostei que tivesses aparecido aqui (e não precisavas de dizer que és irmão do Naninho). Grande abraço,
    h.

    ResponderEliminar