terça-feira, 22 de novembro de 2011

Da micose aos cogumelos

Uma pequena tabuleta em tabopan, com seta a indicar caminho, chamou-me a atenção numa das saídas de Paredes de Coura. Dizia: "Congresso Micológico". A minha primeira reacção foi de... comichão. "Raisparta, que malucos é que estarão por aí reunidos a discutir a problemática da micose?", pensei eu, esfregando-me o mais que podia no assento do carro. Micológico! A ver se me passava a coceira, pus-me a imaginar que, às tantas, era mas é um convívio internacional de saguis ou o encontro anual dos Pequenos e Médios Vigaristas do Norte e Centro de Portugal (PMVNCP). Passou. Mas não acertei. Quando cheguei a casa é que vi que afinal a micologia diz respeito aos cogumelos. Uma coisa tão simples e que me teria evitado os vermelhões que se me estendem ainda hoje pelo corpo todo, se tivesse ligado logo a perguntar ao meu amigo Nestes, que sabe tudo destas coisas e que se calhar até estava lá.
Portanto, cogumelos! Foi de cogumelos que se falou nas III Jornadas Micológicas do Corno de Bico, que se realizaram, no passado fim-de-semana, na belíssima Paisagem Protegida do Corno de Bico, em Paredes de Coura. O evento, que reuniu especialistas, investigadores e produtores, visava, entre outros objectivos elencados pelos organizadores, "demonstrar o potencial dos cogumelos como vector de desenvolvimento das regiões e economias de montanha", nomeadamente "em termos gastronómicos". Quer-se dizer: ainda por cima, o assunto interessava-me.

2 comentários:

  1. Hehehehe
    E não é que neste sábado, 19, tive precisamente uma aula particular de micologia na minha bouça de Esposende? Jorge Silva, fotógrafo da Natureza, colaborador do Parque Biológico de Gaia e grande amante do estuário do Cávado, visitou-me e andou à descoberta dos cogumelos que tenho por lá. Identificou mais de uma dúzia de espécies, ensinou-me pormenores com piada e mais, metade deles são comestíveis mais que uma vez. Uns mais saborosos que outros. Só vimos uma espécie não comestível. É um cogumelo lenhoso, duro como madeira.
    Grande abraço
    Nestes

    ResponderEliminar
  2. Eu não disse?...
    Obrigado, Nestes, pela visita e pelo comentário. Grande abraço.

    ResponderEliminar