quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Carta aberta ao Dr. Rui Rio

Permita-me que comece por felicitá-lo: que bem que V. Ex.ª ficou na entrevista que deu à Agência Lusa! Que bem! Será V. Ex.ª a voz que clama no deserto, mas é a voz da sensatez. O que V. Ex.ª disse "é tão óbvio", como fez questão de sublinhar, "que é difícil encontrar alguém que não defenda que, num momento destes, devemos todos pagar, e que deve pagar um pouco mais quem ganha mais".
Entende V. Ex.ª que o roubo - desculpe-me a expressão - dos subsídios de Natal e de férias "aos pensionistas e funcionários públicos é uma medida extraordinariamente injusta", que "penaliza só alguns e, ainda por cima, os mesmos que já este ano levaram cortes que outros não levaram".
Como alternativa a este roubo - desculpe-me novamente a expressão -, propõe V. Ex.ª a criação de "uma sobretaxa em que pagam todos um pouquinho". E explica: "Em vez de poucos pagarem tudo, esse tudo é dividido por toda a gente. E, sendo progressivo, quem ganha mais paga mais. Parece-me lógico que quem ganhar 40 ou 50 mil euros deve pagar um bocado mais do que quem ganha 1.100 ou 1.300".
Esta é, na opinião de V. Ex.ª, "a única forma justa, correcta e equitativa, diria mesmo prudente, de agir". Porque, "da maneira que está, quem ganha mais não paga nada e quem ganha menos paga tudo, e pela segunda vez", acusa V. Ex.ª, insistindo no ponto onde a porca torce o rabo: "Da maneira que está, um funcionário público que ganhe 1.000, 1.300 euros por mês vai levar um corte de mais de 14 por cento no rendimento anual. Imagine alguém que ganha 10 mil, 20 mil euros mensais, que, só por não trabalhar na Função Pública, não paga nada".
Isto realmente está muito mal da maneira que está. Sábias palavras as de V. Ex.ª, que resolveu meter o nariz onde não foi chamado. Sensatos, óbvios e lógicos os raciocínios e sugestões de V. Ex.ª, mas que serão esmigalhados em três penadas pelo parlapiê do chefe do Governo, Ângelo Correia, mesmo de olhos fechados, com uma perna às costas, de calcanhar e sem precisar sequer de recorrer à imbatível teoria da metástase. Portanto...
Deixe lá isso, Exm.º Senhor, volte-se para o Porto, que é da sua conta! Deixemo-nos dessas bagatelas e concentremo-nos no essencial:

Os coelhos do Parque da Cidade. Que é deles? Já aqui fiz a denúncia. Eram centenas, se calhar milhares, e agora não vejo nem um. Ainda ontem de manhã passei por lá, chovia, portanto estava um rico dia para a prática, e nada! O que é que aconteceu ali? O que é que nos anda a ser escondido? Uma matança ordenada pela própria autarquia? Os coelhos foram leiloados como os veados da Nazaré, mas não se soube? Cansaram-se de ser coelhos e agora são melros? Emigraram para a Alemanha por ordem do secretário de Estado da Juventude? Não saem da toca com medo que lhes apareça o Cavaco. Ganharam todos lugares de boys, por engano e só por causa do nome? Estão na Mota Engil? Escondem-se, envergonhados com a época do FC Porto? Foram vendidos à Playboy? Quem é que os anda a comer?
Exm.º Senhor Presidente da Câmara, os portuenses em particular e os utentes do Parque da Cidade em geral exigem e têm direito à verdade! Queremos saber o que aconteceu ou fizeram acontecer aos coelhos!
Fico a aguardar a volta do correio.

2 comentários:

  1. Hernâni
    Ao contrário do que sempre aconteceu com o pai, Alberto Rio, infelizmente doente, mas pessoa que considero e de quem fui próximo por via da fotografia, Rui Rio não conheço, nem quero conhecer! Dele apenas retenho as mal feitorias, ou crimes de lesa-cidade que vem cometendo na Cidade do Porto desde que tomou posse pela primeira vez.
    Mas, como o tema de hoje não é ratos, mas sim coelhos, vamos lá dar uma pequena achega em defesa desses simpáticos roedores, cuja carne é tão apreciada pelos portugueses.
    O que pela segunda vez aqui nos contas sobre o desaparecimento dos animais, também eu observo aqui em Gaia, mais propriamente no Parque Biológico! Na época da procriação enche-se o parque de Coelhos, mas tão depressa crescem, desaparecem...!
    O mesmo acontece com os pequenos leitões, ou com os filhotes dos javalis...!
    Assim que estão no ponto, é um ar que lhes dá!
    Se para os coelhos existe o estafado argumento de que o Parque é visitado por águias e outras rapinas, já no caso dos suínos, não pega!
    Das duas três; ou os bichinhos são providos de asas que lhes permite "voar", ou então as "rapinas" são animais políticos, instalados nas autarquias e empresas municipais com uma certa apetência por churrascos.
    Gaspar de Jesus

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Gaspar, pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar