quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Quando os anjos caem de pé

Sejamos justos. O PSD não é só feito de malabaristas morais como o ministro Miguel Macedo e o secretário de Estado José Cesário. Tem também gente séria. É preciso cavar um bom bocado para a descobrir, é verdade, mas sempre há-de aparecer alguém. Estava a lembrar-me, por exemplo, de André Almeida. Não estão a ver quem é André Almeida? Aquele jovem deputado de Arouca que substituiu Luís Marques Mendes na Assembleia da República, entre 2007 e 2009. Não estão mesmo a ver, pois não? Pronto, o melhor é eu contar a história de André Almeida.
Cheio de ideias e boas intenções, André Almeida chegou ao Parlamento e ficou encantado com o que encontrou. O encantamento foi de tal ordem que, em Fevereiro de 2008, o promissor político arouquense surpreendeu tudo e todos ao declarar que os deputados da Nação ganhavam demais, anunciando, ainda por cima, que ia dar dez por cento do seu ordenado mensal a uma instituição de solidariedade social do seu círculo eleitoral, Aveiro. “As ajudas de custo chegam perfeitamente para o que um deputado faz, porque temos condições excelentes”, explicou André Almeida ao jornal 24horas.
Avisado pelo jornalista que o entrevistava para a perigosidade da matéria em que estava a mexer (matéria altamente inflamável e explosiva, e que ainda lhe poderia rebentar nas mãos), o jovem deputado limitou-se a encher o peito e a declarar-se "preparado para as críticas". Mas não estava. Dois dias depois, foi humilhado pelo seu próprio grupo parlamentar e obrigado a fazer um lamentável pedido de desculpas. Para a humilhação ser completa, o puxão de orelhas colectivo, que até foi privado, saiu imediatamente para os jornais.
Ficou a saber-se que o jovem André Almeida se defendeu dizendo que as suas declarações tinham sido "irreflectidas" e que pediu formalmente desculpas aos seus indignados colegas de bancada. Mas nem esta triste figura bastou ao inquisidor-mor Agostinho Branquinho, um dos falcões do velho PSD, que insistiu no enxovalho, argumentando que o pedido de desculpas não era suficiente para fazer desaparecer os danos entretanto causados. Nesse dia, André Almeida já não atendeu o telefone do 24horas.
Quanto aos "danos", foram sendo meticulosamente reparados. De oitavo na lista de candidatos do PSD por Aveiro às Legislativas de 2005, André Almeida desceu para décimo em 2009 e para décimo primeiro em 2011. Isto é: nunca mais sentou o cu na Assembleia. André virou-se então para a política local e foi líder da concelhia do PSD de Arouca até há pouco. No início do mês de Setembro anunciou que não se recandidatava ao lugar, "por razões profissionais, familiares e pessoais".

O André sabe que eu sei que as suas declarações ao 24horas, em Fevereiro de 2008, não foram "irreflectidas". Foram corajosas. E eu gostaria de pensar que, enquanto deputado, o ingénuo arouquense nunca se vergou ao sarro do PSD (que é igual ao sarro do PS), apesar da famosa sessão de pedido de desculpas em que os colegas de bancada fizeram dele gato-sapato. Gostaria de pensar que André Almeida nunca se deixou transformar no Calisto Elói que eles queriam e são.

P.S. - Mais sobre o mesmo assunto, aqui.

8 comentários:

  1. Obrigado Hernâni, por me avivar a memória com esta história sobre o tal BOM RAPAZ do psd de Aveiro. Tenho até a subida honra de ser amigo do Jornalista que o entrevistou. Bons tempos eram estes, em que os Jornalistas eram peças importantes para o equilíbrio da Sociedade.
    Fico feliz, por saber que a "coça" ou o bullingue a que as velhas ratazanas do psd o sujeitaram não o levaram ao suicídio, como infelizmente vem acontecendo com um ou outro miúdo nas escolas deste pobre País.
    Abraço
    G.J.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Gaspar, pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar
  3. Houve em tempos um outro deputado, Galileu, que foi chamado à atenção pelas suas teorias estapafúrdias, e o grupo parlamentar da Santa Sé, com o Branquinho Torquemada à cabeça -- aquele que não sabe o que é a Ongoing como ferozmente os interpelou na comissão da AR e que hoje é administrador da Ongoing.
    Anfré e Galileu retrataram-se. O Vaticano (levou uns meses largos, convenhamos) já pediu desculpa. o PSD é que não!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado, caro(a) heartixt, pela visita e pelo comentário.

    ResponderEliminar
  5. Bom exemplo. Imagino que o jornalista eras tu!! Como posso partilhar esta historia no facebook?

    ResponderEliminar
  6. Imaginas bem, caro Carlos SS. (Já agora: Carlos SS é um nome que emparelha muito bem com Hernâni Von Doellinger e outro nomes terminados em Adolfo). Quanto ao Facebook, se leres mais um bocadinho deste blogue percebes logo que eu não percebo nada dessa treta. De resto, partilha à vontade esta história e as histórias que quiseres do Tarrenego!, que é um favor que me fazes.
    Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Abraço,
    h.

    ResponderEliminar
  7. Mais outro texto encomendado pelo bom rapaz? Era habitual nele, sempre que ia caindo no esquecimento.
    Faltou aí dizer que não apoiou Passos Coelho na luta contra o Rangel.

    ResponderEliminar
  8. Caro Luís Silva:
    Não tenho o prazer de conhecer pessoalmente o "bom rapaz". Falei com ele uma vez ao telefone, curiosamente em Fevereiro de 2008. Não faço a mínima ideia se o "bom rapaz" apoiou ou não apoiou o Passos Coelho. E o Passos Coelho lutou contra o Rangel? Gostava de ter visto!
    O caro amigo não percebeu bem o que é este blogue. Se puder e quiser, leia aqui mais alguma coisinha e facilmente perceberá. Quantos às encomendas, só aceito as da minha mulher (por falar nisso, daqui a um bocado tenho que ir ao peixe). Ah!, e sou capaz de voltar ao "bom rapaz".
    Obrigado pela visita e pelo comentário. Volte sempre!
    h.

    ResponderEliminar